sexta-feira, 8 de março de 2013

Terei de não amar o mundo?



“4. Adúlteros, não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
 http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-tiago/4/#ixzz2Mwj4FKbx

Antes de mais, este amor pelo mundo pode traduzir-se na hipervalorização da satisfação das nossas necessidades físicas ou intelectuais, a qual irá alhear-nos de valores como a humildade, a generosidade, a sensatez e tantos outros.

Terei de não amar o mundo?

Mais uma vez, o recurso expressivo aqui usado, apresentando – a dicotomia, o tudo ou o nada, poderá ser apenas uma forma arcaica de estabelecer uma hierarquia de valores. No fundo, pretender-se-á evidenciar a primazia do amor a Deus e demonstrar também que ele não é equivalente ao amor pelo mundo.

O mundo tem todos os seres vivos criados por Deus. Será nossa missão aprender a reconhecer o Seu rosto em cada ser, pois 

40. responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.”
 http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/25/#ixzz2MwvW3D8k
Portanto, não devemos maltratar o mundo, se não, estaríamos a ser os inimigos de Deus. E sendo nós parte deste todo, também fará sentido preservarmos a nossa vida. Se assim é, porquê esta censura do amor ao mundo, esta aposta no despojamento integral como se nos devêssemos libertar de alguma coisa errada. Se fomos criados com necessidades vitais, nesta relação de dependência dos alimentos e do calor da terra, se somos fruto da sexualidade, do prazer, se somos corpo, porquê a sua abominação?

Se no seu tempo, Jesus olhou para os textos dos judeus e ousou proclamar o amor aos inimigos em detrimento do seu ódio, talvez nos caiba a missão de, atualmente, sabermos integrar uma nova visão da vida, do ser humano, do corpo, do prazer, não para contestar o que foi revelado, mas para amar mais, muito amplamente, inteiramente, para agradecermos tudo o que Deus nos deu e aceitarmos ser como Ele nos fez: inteligentes, de corpo e alma unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário