sábado, 9 de março de 2013

Quem é o inimigo?



 

Inimigo representa a parte contrária numa disputa, partida ou conflito, seja por pessoa ou grupo, por suas ideias, pensamentos, atividades ou por razões políticas.http://pt.wikiquote.org/wiki/Inimigo

O inimigo é cego, porque não vê ou faz de conta que não vê que os problemas têm perspetivas infinitas, mas que, de alguma forma, a sua solução passa pelas suas mãos.
O inimigo é surdo, pois não ouve a litania do pobre, do aflito. Fica preso às suas necessidades, encontrando no seu bem-estar uma justificação para ignorar o dos outros.
O inimigo cala-se perante a desgraça e o sofrimento ou fala desmedidamente mas não diz nada criativo e eficaz.
O inimigo não saboreia a compreensão, a coragem de dar e dar-se, de perdoar. Esquece ou ignora o saber talmúdico: 
"O maior herói é aquele que faz do inimigo um amigo". http://pt.wikiquote.org/wiki/Inimigo

O inimigo é insensível, provoca violência ou contempla-a nas notícias como se a fome, a sede e o desamparo de alguém não fosse sua responsabilidade.
"Potencialmente, o governo é a mais perigosa ameaça aos direitos do homem: ele mantem o monopólio do uso de força física contra vítimas legalmente desarmadas. Quando irrestrito e ilimitado pelos direitos individuais, um governo é o mais mortal inimigo do homem".
Ayn Rand, Nathaniel. Fonte: http://pt.wikiquote.org/wiki/Inimigo

O inimigo não capta o todo na sua natureza tão bela e complexa, anula os ecossistemas, centrando-se nas suas dores e prazeres. Não percebe ou desvaloriza as consequências das suas ações ou da ausência delas. E assim torna-se inimigo dele próprio.

“O maior inimigo do homem está nele mesmo. Homem valente e verdadeiro é aquele que, mesmo sofrendo injúrias, consegue amansar as feras do seu calabouço!”Samuel Ranner, http://pensador.uol.com.br/

Portanto, não me perguntes se estou bem!!!

Porque a minha saúde só conta na medida em que eu a saiba pôr ao serviço dos outros. A minha missão é estar atenta para levar o ágape às vítimas do inimigo e a ele próprio.

Continua em: "Amar o inimigo".

Sem comentários:

Enviar um comentário